Duoservice



RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

Gás de Petróleo Liquefeito - GPL (butano e propano)
Este gás, desde que utilizado correctamente, é uma forma de energia segura.
O gás de petróleo liquefeito, mais conhecido por gás de garrafa, não é susceptível de provocar intoxicações. No entanto, espalhado na atmosfera, ao atingir determinada concentração, pode dar origem a explosões ou incêndios.
Como qualquer outro combustível, ao ser queimado incorrectamente, pode produzir monóxido de carbono (gás tóxico), que se torna muito perigoso quando se acumula num espaço fechado. Isto pode acontecer, nomeadamente, quando se utilizam aparelhos a gás incorrectamente instalados.
Contudo, quando o gás é usado com as devidas precauções, é fácil evitar acidentes. Com o intuito de os prevenir, a seguir se indicam algumas práticas aconselháveis.


Garrafa e redutor
1. Ao ligar o redutor à válvula da garrafa, assegure-se de que ficou bem ajustado.
2. Nunca utilize ferramentas inadequadas, para resolver eventuais dificuldades, no manuseamento da válvula da garrafa ou do redutor.
3. Defenda a válvula e o redutor de pancadas, ou outros maus tratos, para não afectar as condições de segurança.
4. Substitua a garrafa longe de lume ou chama.
5. Nunca deite ou inverta a garrafa.

Tubo de borracha
1. Ao instalar o tubo de borracha (comprimento máximo de 80cm), introduza, completamente, o porta-borracha do redutor e do aparelho, assegurando-se de que ficou bem ajustado. Utilize sempre abraçadeiras, de boa qualidade, para fixar as duas extremidades do tubo aos porta-borracha.
2. Evite que o tubo, por dobragem ou outro motivo, fique estrangulado em qualquer ponto da sua extensão.
3. Mantenha o tubo afastado das fontes de calor.
4. Vigie o tubo com frequência e substitua-o logo que verifique que a borracha está a ficar ressequida, apresentando princípios de fendas ou mesmo um aspecto encortiçado, mas sempre em períodos inferiores a três anos.


Acender e apagar
1. Abra o gás no aparelho só após ter acendido o fósforo, isqueiro, etc. No caso de o lume se apagar, sem ter acendido o aparelho, feche o gás antes de proceder a um novo acendimento.
2. Logo que termine cada utilização, feche o gás no aparelho e também o sistema válvula/redutor.


Durante o funcionamento
1. Evite que o derramamento de líquidos apaguem a chama no aparelho, evitando que o gás saia, livremente, pelo queimador sem arder. Tenha particular atenção ao cozinhar, com os líquidos que se podem derramar por efeito da fervura.

Aparelhos com conduta de evacuação
1. Para efectuar a montagem deste tipo de aparelhos, recorra apenas a pessoas ou empresas credenciadas para o efeito.
2. Na instalação deste tipo de aparelhos, têm que ser respeitadas todas as normas da legislação em vigor, conforme informação que se segue:

 

Gás canalizado
O gás canalizado é uma energia disponível, segura, limpa e económica. A sua utilização oferece todas as garantias de segurança, desde que se observem todas as regras estabelecidas.


Aparelhagem
Os aparelhos devem ser sempre conservados em boas condições de funcionamento e os queimadores devem estar limpos e afinados, de acordo com as recomendações do fabricante.


Utilização
No início da utilização:
Abra o gás no aparelho só após ter acendido o fósforo, isqueiro, etc. No caso de o lume se apagar, sem ter acendido o aparelho, feche o gás antes de proceder a um novo acendimento.

No fim da utilização:
Verifique se as torneiras estão fechadas e se o queimador está apagado. No caso de a próxima utilização não ser para breve, feche a torneira de corte da instalação.


Obras
Ao efectuar obras no pavimento ou nas paredes da sua casa, lembre-se que aí pode passar um tubo de gás. Procure identificar a localização, exacta, das canalizações de gás antes de iniciar as obras.
Para efeito de reparações ou alterações, recorra somente a serviços técnicos devidamente credenciados para o efeito. Siga as recomendações do técnico relativamente a uma eventual necessidade de substituição de componentes da instalação.


Fugas de gás
A ocorrência de qualquer fuga é facilmente detectável pelo cheiro característico do gás.
Em caso de fuga de gás proceda, calmamente, do seguinte modo:
1. Feche a válvula de corte da instalação ou o sistema válvula/redutor, conforme o caso, e as torneiras dos aparelhos a gás.
2. Não faça lume.
3. Não produza faíscas.
4. Não ligue nem desligue qualquer interruptor ou aparelhagem eléctrica.
5. Desligue o quadro eléctrico se este estiver num compartimento onde ainda não cheire a gás.
6. Abra todas as portas e janelas para provocar a ventilação do local.
7. Nunca pesquise uma fuga com chama. Use espuma de sabão ou produto similar.
8. Se o cheiro a gás não desaparecer, chame imediatamente os bombeiros locais.
9. Se o gás se inflamar, tape imediatamente o local da fuga com um pano humedecido em água e actue como no ponto anterior.

 

 

A Duoservice | Serviços | Contacte-nos | Inicial

Copyright © 1998 Duoservice,Lda.